Hits: 355

Deus é Onisciente

Por M. Knapp (BICF City Church - Pequim)

 

 

Salmo 139:1-12 (NVI)

 

1 “Senhor, tu me sondas e me conheces.

2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

3 Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti.

4 Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.

5 Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.

6 Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir.

7 Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

8 Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.

9-10 Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.

11-12 Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.”

“…pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens.”  (1 Samuel 2:3 NVI)

 

Quando o coronavírus foi comunicado pela primeira vez na China, fomos pegos de surpresa, assim como muitos em todo o mundo estão atordoados agora. Nossa viagem no Ano Novo Chinês para a casa da minha sogra no oeste da China passou de 2 semanas para um mês, só então pudemos voltar para Pequim e começar nossa quarentena doméstica de 14 dias. Se soubéssemos que nosso retorno a Pequim seria adiado, teríamos empacotado mais coisas, ou talvez teríamos levado tudo, mas nós não sabíamos. Como todo mundo, fomos pegos de surpresa. Mas Deus não ficou surpreso, Ele é onisciente. Deus sabe de tudo.
  
Há um ano atrás você não sabia como seria sua vida e como estaria o mundo agora, você também não sabe o que vai acontecer amanhã (Tiago 4:14). Antes de você nascer, mesmo antes de Deus criar o mundo, Ele sabia onde você estaria hoje, isolado em casa ou cansado no trabalho, vivendo com uma renda estável ou na incerteza financeira, Deus sabia disso há muito tempo. Ele não está surpreso ou despreparado.

 

O Senhor busca todos os corações e entende todas as intenções dos pensamentos (1 Crônicas 28:9b NKJV), Ele sabe seus reais motivos e conhece seus pensamentos, suas dores e desespero, suas preocupações e, até mesmo, seu pecado secreto. Independentemente do que os outros vêem, Deus sabe o que está dentro. Ele sabe o que ninguém mais sabe, Ele te conhece e te ama.


Deus sabia como esta epidemia afetaria você e o país onde você vive. O diabo fez isso? Isso está além do controle de Deus? Deus causou tudo isso? Queremos respostas, mas em geral, entender não é essencial. O essencial é que Deus sabia o que aconteceria. O vírus é a vontade dele? Ele permitiu porque não oramos? Algumas pessoas estão repreendendo o vírus em nome de Jesus e outras estão orando para que tudo isso acabe rapidamente. Isso é bom, mas depois de todas as orações e repreensões, o vírus ainda está aqui e se espalhando globalmente. Deus não sabia que o vírus estava vindo? Ele certamente sabia, e qualquer que seja a sua origem, ele está usando-o para chamar a nossa atenção.

 

A perseguição em Atos 8 foi obra do diabo ou apenas ação de pessoas zangadas? Isso não importa. Deus não ficou surpreso. Ele sabia que isso aconteceria e usou a situação para espalhar o Evangelho (vs. 4). Vamos falar sério: Deus é muito mais esperto do que nós. Ele sabe o que é necessário, seja a causa diretamente dEle, ou do diabo ou do mundo (erro humano ou Natureza), nada surpreende a Deus. Ele usa tudo para o nosso bem (Romanos 8:28), e Ele trabalha através de nós para trazer pessoas perdidas para si mesmo.


Então, onde você está, não só geograficamente, mas em sua relação com Deus? Ele sabia que a situação atual iria chamar sua atenção. Ele quer usar esta oportunidade para trabalhar dentro de você e através de você. Se você não O conhece, saiba que Ele o está chamando nessa crise. Você não sabe quando a epidemia vai acabar ou como nosso mundo estará depois de tudo isso, mas Deus sabe.


Talvez você conheça pessoas não-salvas ou que não vão para a igreja devido à incerteza deste tempo, mas que estariam mais abertas a receber o Amor de Jesus ou um convite para participar de um dos inúmeros cultos online em algum dos idiomas que estão disponíveis. Deus sabia que esse momento chegaria, e talvez você conheça pessoas que falam essas Línguas e que apreciariam seu convite para participar de um culto. Deus sabia, e Ele te colocou onde você está para esse momento.

 


Oração: Pai Celestial, Tu sabes de tudo, ontem, hoje e amanhã. Ajude-me a descansar debaixo de Sua mão amorosa e na certeza de Seu controle onisciente. Dê-me paz para colocar todas as minhas alegrias e todas as minhas preocupações em suas mãos, para que eu possa caminhar esta jornada da vida com fidelidade, antecipando com alegria planejaste para mim hoje. Amém.

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: I Surrender