Hits: 349

Deus é Amor

Por L.M. (Xangai)

 

 

Em Atos 16, lemos a história de quando as fundações da prisão em que Filipe se encontrava foram sacudias por um terremoto. O mundo do carcereiro colidiu, mas ele fez a pergunta mais importante um homem poderia fazer: “o que devo fazer para ser salvo?”.

 

Efésios 2:1-10 nos traz BOAS NOTÍCIAS: O AMOR DE DEUS. Mas, primeiro, nós precisamos entender 3 coisas:

 

miséria - nossa verdadeira condição
misericórdia - nossa única esperança
obra-prima - nosso maior objetivo

 

Primeiro, Paulo desenha três quadros que mostram a profundidade da nossa Miséria.

 

O primeiro quadro é chocante. Paulo escreve: "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados.” Nós estávamos espiritualmente mortos, separados de Deus, dissociados da fonte da vida., e a prova disso é que éramos insensíveis à Deus.

 

No segundo quadro, Paulo usa a imagem de prisioneiros dominados, espiritualmente mortos e escravizados por três inimigos: o mundo, Satanás e nossa natureza pecaminosa. “…nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.”

 

O quadro é de milhões e milhões de prisioneiros de guerra, com suas cabeças baixas, sem poder, feridos, humilhados, acorrentados, cativos por Satanás e o sistema de seu mundo.

 

Paulo começa o capítulo dizendo "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados”, mas ele também se inclui: ”todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos”.

 

A palavra “vontades" é 'epithumia': um vício que não conseguimos resistir, um desejo desordenado e inadequado de nossa natureza caída que nos escraviza. Nós cobiçamos algo de forma obsessiva e temos um prazer momentâneo antes que a culpa e o sofrimento tome conta de nós. Pra tentar encontrar alívio voltamos ao vício, escravizados em um ciclo vicioso de servidão.

 

Paulo não para por aí, ele diz: "Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.” Por natureza significa “de berço”: nós nascemos com uma natureza pecaminosa. Davi escreveu no Salmo 51:5 "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” Essa é a razão pela qual somos objetos da indignação, merecedores da fúria de um Santo Deus.

 

Essa é a nossa condição sem Deus. Mortos em nossas próprias transgressões e pecados. Escravizados pelo sistema do mundo, Satanás e nossa natureza pecaminosa. Merecedores da indignação. Nada podemos fazer pra mudar nosso destino.

 

Se o texto terminasse no verso 3, seria nossa ruína, mas a passagem, felizmente, segue. O próximo verso começa com … “Mas”. Que palavra linda essa que nos dá uma alternativa. Na verdade, nos dá a única alternativa.

 

4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.”  (Efésios 2:4-7)

 

Deus, cheio de compaixão e misericórdia, por causa de Seu grande amor por nós nos deu vida. Deus nos ressuscitou com Cristo e nos libertou da servidão do pecado e da morte.

 

Como isso aconteceu? Jesus recebeu sobre si mesmo na cruz, como se fosse um pára-raios, o poderoso castigo que deveria ser dado a nós. Ele morreu para que vivêssemos. Agora Ele nos dá tudo o que não merecemos: Sua bondade desmedida, Seu amor incondicional, Sua graça inesgotável.

 

Paulo continua: "e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Essa é a posição mais alta que uma pessoa poderia aspirar, estar sentado na presença do próprio Deus.

 

Nós estamos nesse mundo fisicamente, mas somos cidadãos do Céu. Nosso coração, nossos pensamentos, nossos tesouros estão lá, no Reino de Deus. Esse é o nosso lar: descanso em Cristo.

 

Quando o carcereiro de Filipe perguntou: “O que devo fazer para ser salvo?” a única resposta que poderia lhe ser dada era: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa.”

 

Mas as BOAS NOTÍCIAS não param aí. Deus tem um plano especial: que você seja a Obra-prima dEle.

 

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos."  (Efésios 2:10)

 

No Novo Testamento em Grego a palavra “obra" é 'poiema', de onde se originou a palavra “poema”. Significa uma obra de arte, uma criação, que poderia ser uma pintura, uma canção ou um poema.

 

Nós somos salvos da miséria do pecado, pela misericórdia dEle para sermos a Sua Obra-prima, um lindo poema, Sua nova criação. Cada um de nós é uma de Suas Obras-primas especiais “criados em Cristo Jesus para boas obras”.

 

Ele está nos convidando para sermos parte ativa do Seu plano cósmico eterno de Redenção, para sermos parte da Sua linda história de amor.

 

 

Oração: Pai querido, obrigado pelo seu grande amor por mim. Eu creio em Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Me ajude a conhecer mais de Ti e ser aquilo que querer que eu seja. Amém.

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: And Can it Be (Glad)