Hits: 352

Deus é… Infinito

Kaliyah J. Wood (BICF City Church - Pequim)

 

 

Isaías 40:28 (NVI)

 

"Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável."

 

 

"Ao infinito e além!" Esta citação do filme Toy Story, da Disney/Pixar, foi o grito e o choro da minha infância. Significava que tudo e qualquer coisa era possível, até mesmo as estrelas não estavam fora de alcance. Isso pode parecer uma abordagem infantil, e apenas uma exclamação trivial da boca de um personagem de desenho animado, mas em uma época em que tudo parece indefinido, minha mente se volta para "Quem é infinito?" e "O que está além?”.
  
“Entender o infinito é compreender o incompreensível.” — Nicholas of Cusa
 
Quando pensamos no infinito devemos compará-lo ao que é finito. Devemos compará-lo o que é duradouro e eterno, além do espaço e do tempo, com o que é restringido a esse mundo pelo Tempo e Matéria.

 

Glória à Deus, o vírus NÃO é infinito!

 

Ainda assim, eu sinto como se essa situação estivesse durando uma eternidade, sinto as restrições deste mundo no meio desse caos. Meus sentimentos de estresse e ansiedade parecem ter um prejuízo infinito na minha mente. Como eu só posso ver o aqui e agora, e não posso ver além de onde meus planos físicos me levam, eu me sinto pequena e insignificante. Finitude me faz sentir impotente. Eclesiastes explica!

 

“…Que grande inutilidade! Nada faz sentido!”  (Eclesiastes 1:2)

 

Há tanto do nosso mundo caído por causa do pecado que só de olhar a gente sabe que é sem sentido, egoísta e ímpio: terrorismo, estupro, assassinato, ganância, corrupção. Mas, mesmo que tudo isso seja sem sentido, nossas mentes as compreendem por causa do nosso estado de humanidade caída. Os humanos são pecaminosos, por isso pecamos e a destruição se derrama sobre o mundo ao nosso redor. Mas, e aquela destruição que não é feita por mãos humanas? E o que dizer dos desastres naturais, fome ou doenças? Essas tragédias também estão no reino da Queda? Pra mim, soa mais como um clamor da própria criação por estar separada do mundo de Deus.

 

Este vírus parece sem sentido. Que significado ou bondade vem da doença violenta que atinge centenas de milhares de pessoas inocentes? Meu cérebro finito não compreende isso!

Não estou tentando te levar a um lugar de angústia total e pânico... (embora você possa ler Eclesiastes se desejar uma contemplação mais existencial sobre o significado da vida!), mas estou tentando dizer a vocês da gravidade e da urgência do Evangelho nesse momento. Como Igreja, precisamos nos concentrar em termos a mente voltada para o Reino, e para mostrar o amor e a graça de um PAI INFINITO para um mundo assustado e finito. A única esperança em nosso estado de finitude, derrubada pelo pecado, é a esperança que vem de Jesus. O Deus do universo, que é infinito, onisciente, totalmente amoroso quer você, que que você veja além do finito, veja além da terrível situação à sua frente e quer que você O veja. O infinito de Deus bai além do seu isolamento, por sinal muito real; o infinito dEle vai além de sua crise financeira; o infinito dEle vai além do seu medo e, definitivamente, vai além dessa doença. O Deus Infinito é o único que pode trazer cura e plenitude ao nosso mundo moribundo, tanto física quanto espiritualmente.

 

Não consigo nem imaginar como seria não conhecer o Senhor durante esse tempo. Não ter a esperança que vem da salvação ou experimentar a paz que Deus colocou em meu coração, essa situação, sim, é aterrorizante.

 

Há dias em que eu quase entro em pânico, porque tenho medo pela minha mãe, uma sobrevivente de câncer sem sistema imunológico, ou minha amiga grávida que não sai de casa há dois meses, ou minhas amigas enfermeiras que trabalham nas unidades de atendimento do COVID-19 e são expostas a esse vírus diariamente. No entanto, a paz de Deus, que vai além de toda a minha compreensão, me mantém calma!

 

Deus infinito, nos permita ver além!

 

 

Oração: Querido Todo-Poderoso e Pai Infinito, ajude-nos hoje! Conceda-nos a paz que vem de Seu Espírito. Ajude-nos a descansar em sua infinita bondade, soberania e amor. Amém!

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Transfiguration (Hillsong Worship)