Hits: 407

"Não tema, Deus está conosco"

Por Pastor Shawn Bawulski (Pequim)

 

 

 

O Novo Coronavírus…

É notório que muitos estão respondendo com medo: pela própria saúde e medo pelo que pode acontecer. É possível que você esteja com medo em relação a viagens, interrupções, falta de abastecimento, trabalho e a situação das escolas. Talvez haja temor com relação aqueles que estão próximos a você, ou o estresse de toda a incerteza com relação ao que irá acontecer e a falta de controle sobre essa situação tem sido bastante pesada.

 

O medo surge fácil e naturalmente. O medo é poderoso, é uma das emoções humanas mais poderosas. Ele pode ser um sinal de que há algo errado e não devemos ignorá-lo quando este for o caso. Mas o medo é facilmente manipulado, e pode nos levar a pensamentos e ações extremas e ainda pode nos levar a machucar outros e a nós mesmos.

 

Com tudo isso, como o cristão responde ao medo?

 

Ouvi uma dessas falas populares entre os cristãos (hoje se transformou em um meme na internet) que diz que a Bíblia diz “Não tema!”, ou algo nesse sentido, 365 vezes, um para cada dia do ano. Isso não é verdade (minha estimativa mais otimista é algo em torno de 100). Mas é verdade e muito importante o fato de que a Escritura repetidamente nos fala que não devemos temer. Inúmeras vezes Deus nos orienta e encoraja dizendo “não tema!” ou “não tenha medo”, e Ele fala isso por um bom motivo.

 

Deus não nos fala isso porque não há nada de assustador, e sim pelo que Ele faz. Muitas vezes na Bíblia quando Deus fala “não tenha medo”, logo em seguida ele explica quem Ele é ou o que fará, como a razão para o “não tenha medo”.

 

Êxodo 14:13 (NVI) Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem."

 

Deuteronômio 31:6 (NVI) “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.”

 

Juízes 6:23-24 (NVI) “Disse-lhe, porém, o Senhor: “Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá”. Gideão construiu ali um altar em honra ao Senhor e lhe deu este nome: O Senhor é Paz..."

 

Mas não é apenas sobre o que Ele está fazendo. É também sobre quem Ele é para nós. Por exemplo:

 

Salmo 46:1-2 (NVI)

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza,
auxílio sempre presente na adversidade.
Por isso não temeremos,
ainda que a terra trema
e os montes afundem no coração do mar,”

 

Marcos 6:47-50 (NVI) “Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar, e Jesus se achava sozinho em terra. Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles. Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma. Então gritaram, pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!”

 

Jesus é Deus conosco e Ele nos fala:

 

João 14:1 (NVI)Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.”

 

João 14:27 (NVI) “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”

 

No momento em que sentimos nossos medos sufocando nossos corações ou acotovelando outros pensamentos para fora de nossas mentes e nos levando ao estresse e preocupações, é nesse exato momento que precisamos trazer à mente o que sabemos ser a verdade sobre o nosso Deus. Há dois aspectos chave sobre o medo. O primeiro é que tememos o desconhecido — As pessoas à minha volta estão doentes? Quando poderemos nos reunir novamente como igreja? Será que vou ficar sem rumo? O que vai acontecer com as escolas e com o trabalho? — mas Deus conhece e já tem planejado nosso futuro. Ele não tem interrogações sobre essas questões. O segundo é que tememos o que não podemos controlar, mas Deus é o Senhor de todas as coisas. Nada, incluindo essa situação, está fora do Seu soberano controle.

 

Com isso, sejamos sábios: siga as instruções das autoridades de saúde, lave suas mãos regularmente, use sua máscara quando estiver em público, etc. Mas irmãos e irmãs, não tenham medo. Porque no dia de hoje, Deus está conosco.

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org

Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

Música: “Surely God is With Us” (Rich Mullins & Mark Robertson)