Hits: 581

Quando estiver com medo

Por Catherine Pujianto

 

 

 

Salmo 56:3 (NVI)

 

"Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti."

 

 

Davi escreveu este Salmo quando estava fugindo do exército de Saul e acabou sendo capturado pelos Filisteus. Davi, que para preservar a sua vida, estava fugindo de um assassino e seu exército, terminou caindo nos braços de outro invejoso e perigoso inimigo. A preocupação diária dele não era somente com a possibilidade daquele ser o seu último dia, mas também se alguém tentaria assassiná-lo. Ainda assim, mais de uma vez ele expressa: “não temerei”  (Salmo 56:4, 11).

 

Como ele pode chegar a escrever isso enquanto estava fugindo de um inimigo e aprisionado por outro?

 

Quando Estiver Com Medo

Davi pode enfrentar as mais terríveis provas porque sabia onde encontrar refúgio quando estivesse passando por elas:

 

Mas eu, quando estiver com medo,
confiarei em ti.
Em Deus, cuja palavra eu louvo,
em Deus eu confio, e não temerei.
Que poderá fazer-me o simples mortal?”  (Salmo 56: 3-4)

 

Ele inicia dizendo: “Mas eu, quando estiver com medo…” Ele sabe que o perigo, a prova e o medo são reais. Ele não nega estar com medo nas prisões filistéias ou quando estava se escondendo de Saul. “Mas eu, quando estiver com medo”, ele confessa. Não por muito tempo, “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti… em Deus eu confio, e não temerei”. O medo é momentâneo, mas eu sei aonde buscar refugio quando o temor chegar. E quando eu lanço meus medos sobre Ele, Ele lança meus medos para longe. “Não temerei”.

 

Todas as vezes que você presenciar alguém passar do “Estou com medo” para o “Eu não temerei”, você deve perguntar: Como?

Saber como Davi superou o medo pode inspirar aqueles que estão temerosos, mas a não ser que ele nos conte como, a historia dele não nos ajudará a enfrentar nossos temores.

 

Como confiar em Deus

O que aconteceu com Davi entre o "Estou com medo” e o “Eu não temerei”?

Ele colocou sua confiança no Senhor. Colocar a confiança em Deus quando estiver com medo?

Sim, mas Davi vai falar algo mais sobre o que significa confiar em em Deus na caverna, na prisão ou em fuga pela sua própria vida?


"Mas eu, quando estiver com medo,

confiarei em ti.
Em Deus, cuja palavra eu louvo,

em Deus eu confio, e não temerei.
Que poderá fazer-me o simples mortal?"  (Salmo 56:3-4)

 

Quando Davi deposita sua confiança em Deus, ele coloca sua confiança e o seu louvor, na Palavra de Deus. Ele não fez orações aleatórias de esperança, mas depositou sua dor, desejo e medo em promessas específicas do seu Deus. Quando estou com medo eu me firmo em Ti pela Tua Palavra. Não vou ficar olhando para a assustadora montanha à frente, minha mente estará focada naquilo que o Senhor afirma sobre aqueles que o amam. De repetente, as ameaças parecem perder as forças porque estão sendo suprimidas por uma voz muito mais poderosa.

 

Deus é por você

Davi é quase repetitivo quando chegamos próximo ao final do Salmo 56:

 

"Com isso saberei que Deus está a meu favor.

Confio em Deus, cuja palavra louvo,

no Senhor, cuja palavra louvo,

em Deus eu confio, e não temerei."  (Salmo 56:9b-11a)

 

O que significa confiar em Deus? Significa confiar no que Ele diz. E o que Ele fala na Sua Palavra?

 

"Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). Se Deus é por você quem pode ser contra você? Quando o medo vier — e ele virá, talvez hoje — você sabe onde buscar refúgio. Você sabe qual voz deve ouvir, a voz que traz a paz que excede todo entendimento. E Ele fala a você "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33b). E porque você está nEle, e Ele vive em você, pela fé, você já venceu o mundo (1 João 5:4-5). Você, como Davi, pode declarar: "eu não temerei".

 

 

* Adaptado do artigo “When I am Afraid” , escrito por Marshall Segal. https://www.desiringgod.org/articles/when-i-am-afraid

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: I Will Trust in You (Jeremy Camp)