Hits: 395

A Corrida da Fé

Por L.M. (Xangai)

 

 

Hebreus 12: 1-3 (NVI)


1 “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.”

 

 

Quando nos voltamos para aqueles que, bem antes de nós, passaram por desafios mais muito mais árduos do que os que enfrentamos atualmente, somos lembrados que é sim possível, que não corramos essa corrida sozinhos e que Deus está conosco. O autor de Hebreus nos dá três orientações para uma corrida de sucesso:

 

1. Livrar-se
2. Perseverança
3. Ter os olhos fitos

 

 

1. Livrar-se

 

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta..”

 

Em nosso relacionamento com Deus há várias coisas que tentam atrapalhar, distrair e nos separar do Senhor. Pode ser um relacionamento, um hábito, um prazer ou um entretenimento. Há algo que dificulta o seu relacionamento com o Senhor? Há algum peso na sua vida espiritual?

Se você quiser correr de forma efetiva vai precisar se livrar desses fardos.

 

Outro obstáculo que precisamos tirar do nosso caminho é o pecado.

O pecado nos envolve facilmente, aprisionando e imobilizando.

Por qual pecado você é envolvido mais facilmente? Seja qual for, você precisa se livrar dele.

 

Provérbios 28:13 (NVI)
“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”

 

1 João 1:9 (NVI)
“ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

 

Eliud Kipchoge é um corredor queniano que venceu 12 das 13 maratonas que disputou. Ele detém o recorde mundial. Em 12 de outubro de 2019, em Viena, ele se desafiou a correr a maratona em menos de duas horas. Ele terminou o percurso em 1h59m40s! Como isso foi possível? Eliud Kipchoge iniciou a sua preparação vários meses antes. Ele deixou a sua casa e foi para uma região de altitude mais elevada, passou a viver com um grupo de corredores e treinar diariamente. É preciso disciplina, sacrifício e livrar-se de pesos extras e distrações. Se quisermos correr a corrida da fé precisamos nos livrar de tudo aquilo que nos atrapalha.

 

A segunda orientação é…

 

2. Perseverança


"...e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta...”

 

A palavra “corrida” em grego é 'agon', de onde se origina a palavra “agonia”. Como vimos, na corrida da fé enfrentaremos várias dificuldades. É uma maratona da vida com obstáculos ao longo do percurso, um verdadeiro teste de resistência.

 

A palavra perseverança traz a idéia de seguir em frente mesmo em meio a dificuldades, um passo de cada vez, sem nunca desistir. Enfrentar a pandemia do COVID-19, especialmente para aqueles em quarentena severa, tem sido uma prova muito difícil. A Palavra de Deus nos encoraja a perseverar, persistir, nunca desistir!

 

A terceira orientação…

 

3. Ter olhos fitos


“tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.”

Ter or olhos fitos aqui significa olhar na direção de Jesus e confiar nEle. Pense em como Ele enfrentou a oposição e a vergonha da cruz. Ele passou por tudo isso porque sabia da Glória que estava adiante, a glória de completar Sua missão, nos daria nova vida por meio da sua morte e ressureição. Que alegria, que vitória gloriosa! Fixar nosso olhar em Jesus é descansar na certeza de que estamos nEle, que somos amados, aceitos e salvos nEle.

 

Essa é uma corrida de glória. Um percurso que não estamos correndo por nós mesmos, mas em Cristo, em um relacionamento com o Cristo. Enquanto estamos enfrentando esses dias de incertezas geradas pelo Coronavírus, “livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus!”

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

 

Música: Turn your eyes upon Jesus (Lauren Daigle)