Hits: 310

“Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus!”

Por Therese Barron (Pequim)

 

 

Salmo 46 (NVI)

 

“Para o mestre de música. Dos coraítas. Para vozes agudas. Um cântico.

 

1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza,
 auxílio sempre presente na adversidade.
2 Por isso não temeremos,
 ainda que a terra trema
 e os montes afundem no coração do mar,
3 ainda que estrondem as suas águas turbulentas
e e os montes sejam sacudidos
 pela sua fúria. Pausa
4 Há um rio cujos canais alegram
 a cidade de Deus,
 o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
5 Deus nela está! Não será abalada!
 Deus vem em seu auxílio
 desde o romper da manhã.
6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco;
 o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa
8 Venham! Vejam as obras do Senhor, 
seus feitos estarrecedores na terra.
9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra;
 quebra o arco e despedaça a lança;
 destrói os escudos com fogo.
10 “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus!
 Serei exaltado entre as nações,
 serei exaltado na terra.””
11 O Senhor dos Exércitos está conosco;
 o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

 

 

As últimas semanas tem proporcionado diferentes reações e emoções para nós que estamos na China, e em outros países do mundo. Para muitos o medo tem sido a emoção mais dominante, alguns pensam em fugir, outros gostariam de se esconder. Pessoalmente, acho que não tenho muitos problemas com o medo, fugir também não é algo que eu pense a respeito, por outro lado, a incerteza é o que geralmente me puxa para baixo. Eu sou uma daquelas pessoas que gosta de planejar. Gosto de saber o que está à frente, em que lugar e quando cada filho vai precisar estar, quais responsabilidades vou ter na próxima semana, etc. Eu tenho a tendência planejar até mesmo quais pessoas vão ser alvo do meu encorajamento, ajuda e serviço!

 

Esse tipo de situação não funciona muito bem para pessoas como eu: não tenho a menor idéia de quando esse vírus (COVID-19) vai ser contido, quando vou poder visitar meus amigos do outro lado da cidade ou quando vou poder ter a liberdade de receber as entregas de comida na porta da minha casa novamente. Quando a vida vai voltar ao normal? Enquanto eu tento planejar as próximas semanas, eu me sinto completamente perdida com o fato de não poder antecipar o que vai acontecer na minha vida. Tenho me sentido sem rumo com o a impossibilidade de trabalhar planos de longo prazo. Basicamente, estes dias em Pequim tem ensinado a essa mulher que gosta de ter controle da situação que, na verdade, não tenho controle de absolutamente nada. Mas, isso de estar fora-de-controle, nesses dias em que parece não haver luz no fim do túnel, me lembram que eu não estou no controle de nada, e não deveria tentar estar.

 

No Salmo 46, um Salmo em que o foco é o fato de Deus ser nosso refúgio e fortaleza — nosso lugar seguro — , o verso 10 nos fala  “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra”. Deus tem toda essa situação sob controle. Ele é o Soberano Criador deste mundo e absolutamente nada (nem mesmo o Coronavírus) está fora do alcance de suas mãos. Ele não está preocupado com o contágio, aeroportos fechados, falta de mantimentos, mas Ele tem interesse em ver Seu nome glorificado nesse país, Ele está interessado em meu crescimento como sua filha. É fácil encorajar outros a não tentar buscar conforto e paz em médicos, máscaras ou álcool em gel, porque isso não é um problema para mim. Pessoalmente minha forma de buscar conforto é ter a capacidade de planejar o futuro. Mas talvez Deus está tentando me lembrar que meu conforto e paz vão ser realidade quando eu parar e descansar nEle.

 

Parar é algo muito difícil para mim, eu quero estar fazendo algo, trabalhar na solução. A realidade é que não importa quão diligente eu seja no meu trabalho ou o quanto tente controlar as coisas, para mim é simplesmente impossível mudar essa situação. No fim das contas eu tenho duas opções: eu posso cair na ansiedade e estresse sobre o futuro, ou posso me aquietar e saber que Ele é Deus. Eu posso ficar atenta às notícias e tentar prever quando vou poder andar nas ruas sem máscara de proteção ou quando vou poder ir à Igreja novamente, ou posso agora mesmo descansar na maravilhosa verdade de que meu Deus é Soberano e nesse exato momento Ele continua sendo bondoso para comigo. Paz que conforta e acalma a alma só pode ser encontrada em Deus, meu refúgio e fortaleza.

 

 

Oração para hoje: Agradeça a Deus pela possibilidade de parar, e ore para que Ele seja glorificado por meio desse seu tempo de espera.

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Still (Hillsongs)