Hits: 285

Aonde está a sua confiança?

Por Pastor Brad Warne (Igreja Internacional de Suzhou)

 

 

Se você fosse um apóstolo, o que escreveria em uma carta para trazer encorajamento a pessoas que fugiram de suas cidades porque estavam sendo perseguidas, sob risco de serem servidas como alimento para animais selvagens ou serem queimadas vivas por um imperador ensandecido que estava colocando a culpa de incêndios na cidade de Roma sobre os cristãos? Como você os motivaria, como encorajaria esses irmãos a seguirem firmes na fé em meio a dias tão tenebrosos?

 

1 Pedro 1:1-7 (NVI)

 

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, 2 escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês 5 que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. 6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

 

Nesse texto Pedro utiliza algumas palavras-chave que podem ser de muita ajuda para nós.

 

Escolhidos

Pedro os relembra que eles foram escolhidos para a obediência a Jesus Cristo (verso 2).

É sempre especial quando somos escolhidos para fazer parte de um um time em qualquer esporte, trabalho, para representar uma companhia ou organização em um evento. Isso prova que aqueles que nos escolheram confiam que somos capazes de cumprir com a tarefa proposta.

 

Esperança/ Herança
Pedro os lembra da esperança que eles tem por conta da herança que eles receberam em Jesus.

Ele os relembra que essa herança está os aguardando nos céus. Isso significa que mesmo que eles venham a morrer, ainda assim estará guardada para eles.

 

Felicidade versus Exultação
A felicidade depende de circunstancias favoráveis enquanto a exultação está baseada naquilo que Deus é.

Pedro afirma que eles estão exultando em meio à provação (verso 6).

Há uma famosa história sobre alguns prisioneiros que, mesmo passando por grandes sofrimentos durante a Segunda Guerra Mundial, se alegravam e exultavam em Deus e abençoavam outros prisioneiros. O filme é entitulado A Ponte do Rio Kwai, se você puder tente assisti-lo.

 

Provações revelam como está a nossa fé
O apóstolo Pedro chama atenção deles para o fato de que as provações são testes que relevam muito sobre a nossa fé.

Na epístola de Tiago encontramos a orientação para nos alegrarmos nas provações porque elas nos ajudam a crescer na fé.

 

Independente de onde você esteja hoje, tire alguns minutos para pensar nas questões abaixo.

 

1. Como você foi escolhido para representar Deus em sua cidade durante esse tempo?

 

2. Deus tem sido sua esperança e segurança ou você tem procurado isso em outro lugar?

 

3. A sua felicidade está baseada em quem Jesus é na sua vida ou você está ansioso diante de toda essa situação?

 

4. Como está a sua nesse exato momento? Ela está passando bem pela provação do momento? Você tem visto mais pessoas louvando a Deus por testemunharem a sua fé?

 

5. Se você tivesse que escrever para aqueles que estão passando por privações severas durante esse tempo, o que você escreveria para os encorajar?

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Cornerstone (Hillsong)