Hits: 329

Faça isso novamente

Por Dennis Tang (Xangai)

 

 

 

"O Deus do céu nos dará sucesso..."  Neemias 2:20 (NTLH)
"...porque Deus estava comigo..."  Neemias 2:8 (NTLH)
"...porque o povo estava animado para trabalhar."  Neemias 4:6 (NTLH)
"O nosso Deus lutará por nós!"  Neemias 4:20 (NTLH)

 

Minha esposa e eu estávamos em Pequim no início dos anos 2000, quando outro vírus contagioso estava se espalhando e causando estragos no mundo, pânico e medo, com a China no epicentro. Naquela época, era SARS e lembro-me das mesmas preocupações, medos e precauções tomadas para a limpeza. As máscaras eram a proteção padrão para todas as questões e as restrições de viagens eram a norma. Então, desta vez, quando o Coronavírus começou a se espalhar e se tornar o foco das notícias, trouxe de volta todas essas memórias, preocupações e ansiedades, mas também algumas boas lembranças. E me lembrei de ter passado mais tempo com amigos e familiares, além de servir ao lado de colegas na BICF enquanto nos reuníamos para encontros de oração e preparávamos pacotes de cuidados para os milhares de trabalhadores médicos que combatiam o vírus da SARS.

 

Com o Coronavírus atingindo níveis de risco semelhantes ou superiores aos da SARS, pensei em Neemias, em seu coração e tristeza pelas muralhas não terem sido reconstruídas em torno de Jerusalém, deixando o templo recém-reconstruído, a cidade de Deus e seu povo desprotegidos. Isso me fez pensar em como ele assumiu esse fardo para si, para agir em um momento em que havia desesperança, medo de ação e oposição. Ele assumiu a tarefa de servir a Deus e seu povo amado. Como ele orou e sabia que deveria agir, ele recebeu o acordo do rei Artaxerxes com tudo o que pediu "porque Deus estava comigo" (Neemias 2:8). Depois que Neemias avaliou a situação, as pessoas tomaram conhecimento de seus planos e a oposição começou, ele não foi desviado, pois sabia que “o Deus do céu nos dará sucesso” (Neemias 2:20). E depois que o trabalho começou e as ameaças reais começaram a aumentar, ele instruiu o povo a orar, confiar em Deus e estar pronto para ataques. Então, ele lembrou às pessoas que "O nosso Deus lutará por nós"  (Neemias 4:20)

 

Durante esse período de movimento restrito e ansiedade entre nós e outros, eu oro para que possamos ser uma luz brilhante de fé, confiança e ação realista. Vamos orar para que a força de Deus chegue a outros dando encorajamento, apoio, prece e confiança de que “O Deus do céu nos dará sucesso" e "que ele esteja sempre conosco" neste empreendimento. E, como Neemias, oremos e confiemos na proteção de Deus enquanto tomamos ações práticas e precauções apropriadas para protegermos a nós, à família e à comunidade. "O nosso Deus lutará por nós", portanto lutemos também por Ele e não sucumbamos aos desafios ou desespero deste tempo, mas tomemos ações para sermos uma luz de esperança e fé para aqueles que nos rodeiam.

 

 

Oração: Jesus, por favor, ajude-me a equilibrar oração e ação. Como Neemias, quero ser cauteloso, mas ao mesmo tempo proativo e ousado!

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Do it Again (Elevation Worship)