Hits: 346

Deus está contra nós?

Por Alkesh Woods (Pequim)

 

 

No século 14, a igreja na Europa enfrentou essa questão, pois a 'Peste Negra' matou pelo menos 30% das pessoas ao seu redor. Acreditando que a praga era sinal do julgamento de Deus contra o pecado deles, eles responderam principalmente “sim” à pergunta do título dessa devocional. A igreja do século I em Roma provavelmente também se sentiu assim. Não porque experimentaram uma praga específica, mas porque enfrentaram “os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte.”  Romanos 8:35 (NTLH)

 

Deus está contra nós?
  
Em uma parte de sua carta para eles (capítulo 8), o apóstolo Paulo respondeu a essa pergunta, mas com um chocante e retumbante "não!":
  
“Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.”  (Romanos 8:1)

 

Sim, Deus é contra a humanidade geralmente por seus pecados, mas, para aqueles que confiam nEle, Jesus recebeu o julgamento por nós. Toda a maldição que deveria estar sobre nós foi absorvida por Ele na cruz. Em vez de ter que temer a ira de Deus contra nós, agora somos contados como Seus 'filhos'  (Romanos 8:14). Agora recebemos dele bênção não diluída.
    
Portanto, se Deus é por nós em Cristo... por que coisas ruins continuam acontecendo conosco?

 

Uma resposta de 2000 anos vem dessa mesma parte da carta de Paulo:
  
“Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.”  (Romanos 8:28)

 

Não precisamos ser convencidos de que circunstâncias positivas trabalham para o nosso bem - isso é evidente. Porém quando Paulo diz "todas as coisas" ele tem em mente circunstâncias negativas: pobreza, perda, opressão, doença (seja a 'Peste Negra' em 1320 ou o 'Novo Coronavírus' em 2020). Qual é o "bem" que resulta disso? Felizmente, não precisamos adivinhar. Ele explica claramente no próximo versículo:

 

“Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos.”  (Romanos 8:29)

 

Para aqueles que Deus escolheu ("chamado", "escolhido", "predestinado"), circunstâncias externas negativas ("todas as coisas") conduzem a mudanças espirituais positivas ("conforme à imagem de seu Filho"). Portanto, longe de Deus estar contra nós em tempos como essa crise do vírus, eu acredito que Ele está fazendo o trabalho mais incrível em nossas vidas. Ele tomará os sintomas de sua raiva contra a humanidade e, se você for chamado para ser irmão ou irmã em Cristo, os usará para refinar e ampliar seu ser interior. Dessa maneira, você acabará tendo totalmente a mesma 'imagem' ou 'semelhança' do próprio caráter de Jesus. A 'maldição' será uma bênção para você!

 

Amigos, isso não é teologia abstrata. Essa foi minha experiência vivida nas últimas duas semanas. Eu moro em um campus universitário com muitos estudantes internacionais. Anteriormente, eu estava convencido de quão pouco eu realmente sabia ou me importava com o que estava acontecendo em suas vidas. Minha oração era que isso mudasse depois do feriado do Festival da Primavera (Ano Novo Chinês), enquanto muitos ainda estavam por perto. Então o surto do Coronavírus aconteceu. O medo desse vírus obrigou a mim e a outros crentes a enviar mensagens, fazer ligações, bater às portas, fazer grandes orações, comprar suprimentos para outros, abrir nossa casa e compartilhar o Evangelho com muito mais ousadia. Através desse vírus, eu posso ver Deus visivelmente me ‘esticando’ para ter uma preocupação cristã pelos outros.

 

Então, ao longo do seu dia, eu peço que você considere: Quais são as circunstâncias mais difíceis que você enfrentou depois de conhecer Jesus? Talvez momentos de intenso sofrimento, insegurança, desespero, injustiça ou sofrimento físico. Agora considere: como Deus finalmente os usou para torná-lo mais semelhante a Cristo? Então confie que Ele certamente fará o mesmo com esse surto do vírus também.

 

Oração: Obrigado Deus pela garantia de que Tu é por nós, não contra nós! Deixe-me passar tempo contigo agora e receber forças para sair e abençoar aos outros na alegria que essa garantia traz.

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Our God (Chris Tomlin)