Hits: 344

Reconectando seu coração a Deus por meio do ‘Sábado’

Por J.B. Fagg (BICF-ZGC - Pequim)

 

 

Provérbios 4:23 (NVI)

 

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

 

 

Períodos de descanso sabático nos ajudam a parar, ouvir e contemplar o que está se passando em nossos corações. Quando nos aquietamos na presença de Deus, é possível orar e nos comunicar de forma sincera com o Pai. Precisamos buscar em nossa alma o que realmente precisa ser expressado diante de Deus e aguardar atentamente para ouvir o que Ele quer falar em resposta.

 

Você tem usado esse tempo de quarentena dos últimos meses para aquietar seu coração, aproximar-se de Deus e permitir que a sua fala para com o Senhor venha da sua alma?

 

Você tem aguardado nesse lugar e se permitido ficar ali por um tempo para ouvir de Deus o quanto Ele te ama e o quanto Ele deseja que você se alegre na Sua presença?

 

É comum trabalharmos duro e esquecer de dar atenção ao que vai em nossos corações. Tendemos a deixar passar despercebidos os sentimentos que Deus colocou ali.

 

Então, como podemos nos voltar para esses sentimentos que o próprio Deus colocou em nós? Tenho aprendido que isso acontece quando verdadeiramente entramos no descanso sabático e nos permitimos ouví-Lo falando aos nossos corações. Em meu trabalho, eu tive o privilégio de iniciar um período sabático de um mês no dia 23 de Janeiro. Parece que Deus realmente queria que eu parasse porque ele fez com que todo o país parasse durante esse período. Foi uma benção já estar planejado para me concentrar em ficar em casa. Eu pude focar em reconectar meu coração ao Senhor e renovar minha paixão por aquilo que Ele me chamou para fazer.

 

Durante meu período sabático fui lembrado que Sábado significa tanto um DIA quanto uma ATITUDE. Para que nos movamos ao ponto de aplicar esse conceito é preciso ARREPENDIMENTO — no sentido de mudar nossas mentes - sobre o que pensamos sobre DESCANSO.

 

É comum confundirmos lazer com o descanso sabático.

 

Lazer é o que o Sábado se torna quando não sabemos como santificar nosso tempo.

Lazer é o Sábado destituído do seu sentido sagrado.

 

Precisamos parar e tentar descobrir o que está passando despercebido. A essência do Sábado é prestar atenção, é estar completamente presente e atentos em cada momento.

 

Antes de cultivar um dia sabático, precisamos cultivar um coração sabático. É imperativo que aprendamos a entrar no descanso de Deus, independente de quão ocupados ou desocupados estejamos. O Caracter chinês para a palavra ocupado é “忙" (máng), ele é formado pelo junção de dois caracteres 忄(心 xīn) “coração” e 亡 (wáng) “perder, morrer, esquecer”. Não deixe que as “ocupações” façam você 'perder o coração' ou que roubem suas paixões.

 

Enquanto a vida permanece em ritmo lento, encorajo você a permitir que seu coração entre em um descanso sabático, a cultivar um coração atento ao que o Senhor está falando.

 

Aqui em Pequim, a vida começa a dar sinais de que logo estaremos caminhando em um ritmo mais intenso novamente e com isso seremos tentados a entrar novamente na correria. Minha oração é que aprendamos a santificar nosso tempo e a entrar no descanso de Deus por meio da prática regular do descanso sabático. Eu acredito que assim, o próprio Deus irá reacender a chama em nosso coração por Sua Glória e pelo crescimento do Reino para o qual Ele nos chamou para fazer parte.

 

 

Oração: Pai, nos perdoe por não atentarmos para o Sábado e por não nos dispormos a entrar em Teu descanso. Enche-nos com Teu Espírito e ensina-nos a aquietarmo-nos a tal ponto que nossa alma possa se conectar ao Senhor, e assim, depositemos nossos fardos e desafios diante do Senhor. Ajude-nos a permanecer neste lugar e ouvir do Teu amor e dos maravilhosos planos que o Senhor tem para nossas vidas. Nos dê a capacidade de manter um ritmo de vida saudável que proteja nosso descanso sabático. E quando tivermos que lidar com agendas cheias, nos ensine a santificar nosso tempo em meio à correria. Queremos viver para Tua glória, amém.

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.

 

 

Música: Psalm 62 (Aaron Keyes)