Hits: 324

Dicas para a Prática do Descanso Sabático

J.B. Fagg (BICF-ZGC - Pequim)

 

Compartilhei em um texto anterior sobre algumas lições que tirei durante meu período sabático e como esse tempo ajudou na reconexão do meu coração com Deus. Pode acreditar, não foi fácil realmente parar, parar de tal forma que fosse possível ouvir a voz de Deus na profundidade da alma. Isso porque, nos últimos anos, acabei deixando que as responsabilidades do ministério ocupassem todo meu tempo.

 

Hoje eu gostaria de compartilhar algumas dicas práticas sobre como desenvolver uma ATITUDE sabática em seu coração, de forma que você possa entrar no descanso divino de forma mais regular.

 

Dica 1: Seja generoso com o tempo que você irá investir naquilo que Deus fala que é importante
Jesus nos ensina que os dois grandes mandamentos são: amar a Deus e aos outros. Tenho observado que aqueles que santificam e são generosos com o tempo — que tratam o tempo como presente e não como posse — experimentam abundância de tempo. Eles santificam seu tempo — maximizando-o para a Glória de Deus.

 

Dica 2: Descanso Sabático é mais arte do que ciência
É preciso entender que cada um de nós irá olhar o descanso sabático de forma diferente, e isto é normal. O inimigo irá trabalhar para impedir que santifiquemos nosso tempo e tenhamos o descanso sabático tentando torná-lo um ritual legalista. Não somos Deus, e por isso devemos parar de tentar controlar as situações à nossa volta como se o fossemos, porque definitivamente nós não somos Ele. É necessário uma constante renovação de nossas mentes com as verdades da Palavra para não aceitarmos as mentiras que o inimigo nos apresenta.

 

Dica 3: Não perca o dom da diversão. Faça coisas simplesmente pelo prazer de estar fazendo
É verdade que o descanso sabático é mais arte do que ciência, mas um dos passos mais importantes nesse processo é prático: parar de fazer outras coisas e ser intencional quanto ao descanso sabático. Precisamos dar um tempo no que é rotina e abraçar o que traz vida. Isso vai ser diferente para cada um de nós, uma vez que Deus nos fez de forma única. Diversão e descanso sabático andam de mãos dadas e muitas vezes uma intensa diversão traz consigo o melhor descanso.

 

Dica 4: Cultivamos a melhor capacidade auditiva em tempos de quietude e espera (Sábado)
Todos nós precisamos cultivar bons hábitos. Descanso sabático é a prática da arte de parar para ouvir a voz do Senhor. Aquilo que falamos é fruto daquilo que ouvimos. Temos a necessidade dessa prática para que o ouçamos em nosso dia a dia. Talvez você não seja muito experiente na prática da quietude e espera. O “Exame Diário” de São Inácio tem me ajudado bastante nesse sentido. É um processo bem simples que pode ser usado todas as manhãs ou ao fim do dia que nos ajuda a desenvolver a habilidade de aquietarmo-nos e saber que Ele, definitivamente, é Deus.

 

1. Esteja ciente da presença de Deus;
2. Relembre o seu dia (ou dia de ontem) com gratidão;
3. Preste atenção às suas emoções;
4. Escolha um aspecto do seu dia e comece a sua oração por ele.
5. Pense no dia à sua frente (ou no próximo dia ).


Fonte:  From <http://www.ignatianspirituality.com/ignatian-prayer/the-examen> (conteúdo em Inglês)

 

 

 

Oração: Pai, nos ajude a amá-lo mais e a desejar intensamente a Tua presença. Nos ajude a desenvolver a habilidade de nos aquietar-mos, quietude diante de Ti sabendo que Tu és Deus, pois queremos ver Teu nome exaltado entre as nações e exaltado em toda a terra. Amém.

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.

 

 

 

 

Song: My Soul Waits in Silence (Larry Bryant)