Hits: 330

Ser Conduzido: A resposta a milhares de perguntas

 

Por Pastor Randy Eplin (Ancião da BICF - WangJing)

 

 

A Bíblia diz em Romanos 8:16 que “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”

 

No Antigo Testamento, os profetas costumavam dizer: “E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo…”

 

Você já se perguntou como será que a palavra vinha?

Eu acredito que a "Palavra do Senhor" vinha do Espírito de Deus, até do espírito do profeta. Os profetas do Novo Testamento são similares aos do Antigo no sentido de que ambos viam e sabiam sobre certas coisas de modo sobrenatural, mas o status dos profetas do Antigo e do Novo Testamento são diferentes.

 

Sob a Velha Aliança, apenas o sacerdote e o rei eram ungidos com o Espírito Santo, para que tomassem os seus cargos. Os “leigos” não tinham o Espírito de Deus sobre eles ou dentro deles, assim, sob a velha aliança, eles buscavam direção por meio do profeta, porque o profeta tinha o espírito. Mas sob a nova aliança, nós não apenas temos o Espírito de Deus sobre nós, também temos os Espírito Santo dentro de nós. Romanos 8:14 diz: “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”

Portanto, podemos ver que a forma primária pela qual o povo de Deus é conduzido é pelo Espírito de Deus. Também pode se dizer que o povo de Deus é guiado pelo testemunho interno. O testemunho interno pode ser descrito pelos seguintes termos: uma confirmação no seu espírito, como um semáforo com uma luz vermelha, verde e amarela (cautela); uma sensação aveludada em seu espírito, como um sinal interno de ‘siga em frente’; ou o testemunho do espírito para ir.

 

Durante esse surto do novo Coronavírus, eu tenho conversado com muitas pessoas sobre como eles estão lidando com a situação. Uma pessoa me perguntou se eles deveriam sair da China. Minha resposta a essa pergunta estava diretamente relacionada com "ser conduzido pelo Espírito".

 

Dizem que a resposta para milhares de perguntas na vida é "ser conduzido pelo Espírito". O que o seu espírito está lhe sussurrando? O que a paz de Deus está te conduzindo a fazer? Todo cristão pode ser direcionado desta forma, e é importante notar que ouvir o Seu Espírito é algo que precisa ser desenvolvido. Ao passo que você aprende a escutar a voz de Deus e se desenvolve em sua vida espiritual, você começa a entender que Deus está pronto a te conduzir e te guiar em todos os aspectos da vida.

 

Como fazemos isso? Fazemos isso seguindo o testemunho interno.

 

Primeiramente, é importante se aquietar perante Deus.

Isaías 40:31 diz: “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Geralmente, nossa primeira reação é mental, então, é de suma importância que nos aquietemos quando estamos aprendendo a seguir o testemunho interno.

 

Em segundo lugar, enquanto você espera, lembre-se de orar e ler sua Bíblia.

É mais fácil discernir a voz de Deus quando conhecemos sua Palavra. Se conhecemos sua Palavra, podemos discernir o que é verdadeiro e proveniente do Espírito Santo com mais facilidade. Passe tempo louvando e adorando a Deus. Quando estamos adorando a Deus, nossas mentes desaceleram e uma paz vem sobre nós. Isso ocorre porque quando O louvamos e adoramos, começamos a enxergar as coisas a partir da perspectiva de Deus.

 

Por final, devemos esperar até que ouçamos o que o Espírito está dizendo.

Leve isso a sério à medida que você busca intencionalmente passar tempo com Deus. As vezes nossa cabeça fala uma coisa e nosso espírito fala outra. É importante não se apressar, e aprender a esperar no Senhor e passar tempo em sua presença até que ouçamos dEle.

 

Deus está pronto a te conduzir e te guiar em todos os assuntos da sua vida, é importante que você siga suas instruções mais profundas. Não copie outras pessoas e suas ações. Em vez disso, foque em aprender a seguir a condução do Espírito Santo em sua vida.

 

Em Lucas 1:3, Lucas escreve: “pareceu-me bem... escrever-te uma narração em ordem...” O simples “pareceu-me ‘bem’ ”, fez com que o Dr. Lucas (um médico), escrevesse o Evangelho de Lucas. Em outras palavras, Lucas foi conduzido pelo Espírito de Deus, por meio do testemunho interno, para escrever o Evangelho.

 

Em meio a esse surto do novo Coronavírus, é de suma importância lembrar de seguir a paz em nossas vidas. Se você não tem a paz de Deus em alguma situação, então não tome uma decisão até que você tenha essa paz.

 

Com toda a certeza, nós podemos ser conduzidos pelo Espírito Santo em nossas vidas. Talvez o Espírito Santo coloque alguém em seu coração aqui de Pequim para quem você possa ligar e encorajar. Talvez o Espírito Santo te conduza a ir para a Tailândia, para esperar lá que o surto do Coronavírus passe. Talvez o Espírito Santo te conduza a permanecer em Pequim, para ministrar aí, exatamente onde você está agora. A beleza de ser guiado pelo Espírito Santo é que Ele é pessoal: Ele nos conduz e nos guia em cada uma de nossas situações únicas. Com isso, seja encorajado, aquiete-se perante o Senhor, e comece a escutar e a ser conduzido pelo Espírito Santo.

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: How Great Thou Art (Selah)