Hits: 341

Verdade

Por Pastor Chin (Sanya)

 

 

Romanos 8:4-6 (NVI)

 

4 a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. 6 A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.”

 

 

Para quem mora nessa cidade durante estes tempos de surto, a vida tem tido muitos desafios inesperados: no mundo exterior, temos visto desafios para o meio ambiente, para a economia, para governantes, e para a educação; em casa, temos sofrido diferentes pressões vindas de nossos casamentos, famílias, e nossos próprio mundo interior, até mesmo nossa alma, provavelmente, tem sido influenciada.

 

Como você está vendo Deus?

Quando você olha todas estas coisas, o que você vê?

Quando você levanta sua cabeça para olhar para Deus (Salmo 121:1), o que você vê?

O que você pergunta para Ele? Você tem momentos de desespero?


No meio de dificuldades, como podemos entender a revelação que vem de Deus? Como vemos o futuro? Como podemos ver mais claramente? O que é verdade? Revelação espiritual vem quando nós trabalhamos juntos com o Espírito Santo que Deus enviou para nós. Se você aceitou Jesus Cristo como seu salvador pessoal, você esta pronto para começar.


Talvez você estudou os ensinos sobre o Espírito Santo em “Teologia Sistemática”, sobre o trabalho do Espírito Santo, porque Ele habita nos crentes, o fruto do Espírito, bem como sobre Ele trazer glória a Deus. Esses são pontos importantes para estudar e entender. Quando você lê a promessa de Jesus abaixo, o que você vê?


“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” (João 14:16-17)


Em 1 Coríntios 3:16, Paulo desafia os crentes com esta pergunta: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?”


O Espírito Santo não é somente um conceito teológico, um tópico de instrução, ou um princípio espiritual. Ele é uma verdade, uma presença vibrante; Ele está vivo; Ele habita nos crentes. Você pode perguntar: onde Ele está nos nossos corpos? A resposta da Bíblia é essa: “E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de Seu Filho ao coração de vocês, e Ele clama: “Aba, Pai”.” (Gálatas 4:6)


Agora, se o Espírito Santo vivo habita em nossos corações, então nós deveríamos respeitosamente convidá-lo para governar nossos corações. Quando o Novo Testamento fala sobre o coração, ele se refere ao centro de nosso pensamento. Este é um dos belos aspectos de como Deus nos criou, Ele nos criou para usar nossas mentes para pensar, e só então falar ou agir. Agora aqui está o desafio: como você resolveria o mistério de Salomão? Provérbios 4:23 diz “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”


“Guardar nossos corações” é algo a que devemos prestar muita atenção e nos treinarmos para fazer. A questão é: como podemos fazer isto efetivamente? Se confiarmos em nós mesmos certamente falharemos! Então qual é a resposta? Bem, a resposta a esta questão é também a resposta sobre como acessar a revelação espiritual, e, também, sobre como ver o mundo espiritual.


O Espírito Santo habita dentro do centro de nossos pensamentos 24/7.

A todo o momento, Ele vê as lutas, escolhas, e decisões de nossos corações e mentes. Ele já tem sempre pronto uma clara, sabia e correta direção ou resposta de Deus Pai e Jesus Cristo. O Espírito Santo quer dar a nós tudo que Ele tem recebido, e nos ensinar passo a passo como guardar nossos corações e nos manter vigilantes sobre nós mesmos. O Espírito Santo quer que sigamos Sua liderança, porque tudo a que Ele nos guia é para nos treinar e é para o nosso bem; está tudo alinhado com os propósitos de Deus, e alinhado com o ensinamento da Escritura. Isto é porque Deus sempre considera o bem de seus filhos.


Surge a pergunta mais uma vez: em nossa vida diária, como podemos seguir o Espírito Santo? Como podemos na prática segui-lo e ter Seus pensamentos? Como posso “disciplinar meu corpo e mantê-lo sob controle” (1 Coríntios 9:27)? Como posso “fazer morrer” meu velho eu (Colossenses 3:5)? Como posso produzir fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23)? Como posso viver e agir de um modo santo (1 Pedro 1:15)?


A resposta é que devemos ativamente buscar o Espírito Santo e pedir pela perspectiva e visão que Ele recebe de Deus. Devemos então escolher pensar corretamente e mais profundamente sobre os princípios e características de Deus. Finalmente, devemos pedir ao Espírito Santo que nos dê discernimento, e nos permitir sentir mais profundamente a existência dos problemas, enxergar qual o principal problema em cada um, e como usar de sabedoria para resolvê-los. Aí, então, é quando vamos experimentar clareza espiritual.


O que acontece se não prestamos atenção ao Espírito Santo, ou ignoramos Sua direção? Deus, o Pai, e Jesus Cristo já deram todas as coisas ao Espírito Santo. Ele está continuamente nos dirigindo e impelindo, mas podemos escolher ignorá-Lo ou não segui-Lo. Nestes casos, o Espírito Santo respeitará nossa escolha. Ele não colocará em nossas mentes tudo o que Ele recebeu. Nós todos temos um botão para coisas espirituais em nossas mentes. Isso não é porque Deus não quer nos dar Sua graça e poder; ao contrário, é porque nós escolhemos não nos submeter ao trabalho do Espírito Santo. Como resultado, podemos erroneamente acreditar que Deus não nos respondeu! Ao mesmo tempo, não conseguimos vencer nossa própria fraqueza.


Precisamos gastar tempo regularmente com o Espírito Santo, conhecê-lo, conversar com Ele, e nos aproximarmos dEle. Devemos pedir a Ele que nos mostre tudo que Ele tem dado para nós, que Ele nos ensine, e então nos tornar em verdadeiros filhos de Deus, e não somente filhos nominais. Essa atitude de humilde petição não é fácil, precisamos abandonar nossas perspectivas egoístas e desejos, tendências orgulhosas, hábitos preguiçosos e emoções instáveis.

 

Precisamos regularmente convidar o Espírito Santo para nos ajudar a disciplinarmos a nós mesmos. Desta maneira, colocamos para funcionar aquele botão de controle de movimento espiritual. Quando nós, verdadeiramente, buscarmos o Espírito Santo, Ele guiará nossos pensamentos e nos ajudará a ter sentimentos apropriados e a estarmos alinhados com a vontade de Deus (Hebreus 13:21).

 

Quando buscamos o Espírito Santo de maneira disciplinada, começamos a experimentar novas e poderosas idéias que nunca tivemos antes: novas possibilidades, novas perspectivas, novos valores, novas maneiras de fazer coisas, nova sabedoria e conhecimento, novas habilidades, assim como novas maneiras de falar com nossos filhos. Vamos experimentar: “[ser] cheios com o conhecimento de Sua vontade em toda sabedoria espiritual e entendimento”  (Colossenses 1:9). Desta maneira, começamos a entender a verdade do mundo espiritual, compreender a Bíblia com mais profundidade, e mais uma vez obter poder, sabedoria, graça, e paz do Espírito Santo. Assim, o que Paulo disse acima é verdade de fato. “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz”  (Romanos 8:6).

 

Vamos nos submeter ao Espírito Santo diariamente em nossas vidas, aprender novas perspectivas que vem do Pai através dele, e enxergar verdade real através da perspectiva do Pai.

 

Oração: Querido Deus Pai, agradecemos a Ti por entender nossas profundas necessidades, e agradecemos a Ti por enviar o Espírito de Cristo para habitar em nossos corações. Obrigado Espírito Santo por nos ajudar a nos livrar da teimosia, egoísmo, hábitos errados. Espírito Santo, nos ajude a controlar nosso egoísmo e orgulho para que possamos nos submeter a Tua direção e viver o fruto que vem de Ti. Ajude-nos a nos tornarmos vasos do Senhor para que possamos abençoar aqueles ao nosso redor. Obrigado pela obra que Tu tens feito em nossas vidas para nos tornarmos mais parecidos com Jesus. Oramos em nome de Jesus Cristo. Amém.

 

Na proteção do Senhor,
Pastor Chin

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Deus Espírito Santo

 

Deus Espírito Santo
Venha e encha este lugar
Pois anseio em Te conhecer mais

De forma mais pofunda
Deus Espírito Santo

Venha e encha meu coração
Abra meus olhos, abra meus ouvidos
Eu quero Te conhecer mais 

E eu clamo Santo Santo

Santo é o Senhor 

Eu Te exalto Glória Glória 

Glória ao Senhor