Hits: 346

Essa Oportunidade

Por M. Knapp (BICF City Church - Pequim)

 

 

Filipenses 1:6, 12-14 (NVI)


6 "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus."

 

12 "Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho. 13 Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo. 14 E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor."

 

 

Estou escrevendo esse texto em nosso último dia de quarentena em Pequim. Amigos em nossa terra natal tem orado por nós; alguns estão preocupados que nós estejamos infelizes. Minha família deu risada quando eu contei para eles que minha mãe queria nos enviar jogos de quebra-cabeça para que não ficássemos entediados. Nós não estamos nem um pouco entediados ou ociosos! Por uma razão, nossa família toda esta ocupada com ensinar e aprender pela internet.

 

Não podemos viajar livremente como antes, mas não estamos como Paulo, o qual escreveu aos Filipenses estando na prisão. Durante alguns de seus confinamentos, Paulo teve contato com outros. Em Cesárea, foi permitido à seus amigos cuidarem das necessidades dele (Atos 24:23) e em Roma ele ficou em sua própria casa alugada (Atos 28:30-31) de onde ele continuou corajosamente compartilhando o Evangelho com visitantes.

 

Durante nossa quarentena, temos um amigo que está “autorizado” a nos trazer comida. Não podemos ter visitantes mas, diferentemente de Paulo, temos internet e telefones. O que nós não temos é uma legítima desculpa para estarmos ociosos ou não compartilharmos o Evangelho.


Sendo Transformado
Espero que o devocional 'Novel Encouragement' esteja lhe abençoado tanto quanto tem abençoado a mim. O Senhor está usando todas as coisas para transformar minha vida e, se você O permitir, Ele transformará sua vida também.


Permanecer em casa, usar máscaras, e evitar multidões são somente mudanças temporárias, mas Deus quer usar este tempo para trazer mudanças de vida mais duradouras e profundas.


Como Ele quer te transformar? Talvez isto signifique mais leitura da Bíblia e oração. Paulo não somente orou por seus amigos (Filipenses 1:3-11), mas estava em tamanha sintonia com o Senhor que ele escreveu várias Cartas do Novo Testamento de dentro da prisão, todas inspiradas pelo Espírito Santo. Não deixe este período passar sem conhecer o Senhor mais intimamente.

 

ESSA Oportunidade
Outra mudança que muitos de nós estamos experimentando está descrita em outra carta, onde Paulo implora aos leitores para “aproveitarem o máximo de cada oportunidade” (Efésios 5:16). Na mesma carta, Paulo pediu oração aos seus amigos, mas ao invés de pedir para que seus dias difíceis fossem encurtados, sua urgente oração foi para Deus ajudá-lo a proclamar a Palavra corajosamente (Efésios 6:19-20).


Paulo não estava contando os dias para quando a vida voltaria ao “normal”. Espero que nossos amigos orem pelo tempo oportuno para o fim do Coronavírus, pela proteção de nossas famílias, e para reduzir as inconveniências mas, nossa necessidade de oração mais urgente é para o avanço mais efetivo do Evangelho.


Seus compatriotas estão preocupados com você agora? Paulo assegura a seus amigos em Filipo que seu confinamento não era em vão, “o que tem acontecido comigo tem realmente acontecido para o avanço do Evangelho” (Filipenses 1:12 NIV 84). Através dessa calamidade, muitos de nós temos encontrado novas oportunidades para o avanço do Evangelho, seja pela internet ou ao redor do mundo. Paulo também encorajou os crentes enquanto estava na prisão, uma maneira a qual podemos fazer isto é compartilhar os devocionais bilíngues 'Novel Encouragements' (Novo Encorajamento Diário) a muitos outros crentes.


Deus não nos permitirá retornar ao “normal”, mas irá nos trazer para mais perto dEle continuamente, para encorajar outros e para compartilhar o Evangelho.

 

 

Oração: Nosso Pai que estás no céu, o Senhor tem visto a dificuldade que as pessoas estão passando durante esta epidemia, peço que conforte e proveja para as pessoas e oro pelo tão esperado fim deste vírus. Também sei que o Senhor é soberano e que através desta dificuldade tens feito todas as coisas cooperarem para o bem. Por favor, ajude-me a aproveitar essa oportunidade para me aproximar mais do Senhor, a encorajar outros crentes e alcançar as pessoas perdidas com as Boas Novas de Jesus. Ajude-me à não somente contar os dias até que as dificuldades acabem e eu possa voltar ao “normal”, mas ajude-me a seguir adiante em Seu plano, aproveitando ao máximo cada oportunidade, a cada dia; aproveitando as oportunidades para me aquietar em Sua presença, e as oportunidades para servir. Quando tudo isso tiver finalmente acabado, eu não serei o mesmo que eu era antes de tudo isso começar, porque o Senhor está me transformando e o Senhor está transformando o mundo através de mim. A vida não será a mesma de antes, mas será melhor, porque estarei mais perto do Senhor. Obrigado por, graciosamente, me incluir em Seu maravilhoso plano. Amém.

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.

 

 

 

Música: You Said (Hillsong)