Hits: 349

Permaneça

Nastia 娜姐 (BICF City Church - Pequim)

 

 

João 15:4-5 (NVI)

 

4 “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. 5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

 

 

Em todas as circunstâncias, permaneça nEle.

 

1. Permaneça nele para encontrar descanso


2. Permaneça nele para encontrar alegria


3. Permaneça nele para encontrar esperança

 

Eu gosto muito de planejar as coisas. Minhas tarefas preferidas no trabalho são fazer o orçamento e o montar calendário de eventos para o ano seguinte, e eu simplesmente amo organizar, traçar estratégias, estruturar coisas e preparar para o futuro. Me traz muita confiança e segurança saber que eu fiz tudo que estava ao meu alcance para os dias que estão por vir e que eu posso minimizar o risco de ter que lidar com obstáculos no caminho.

 

O engraçado é que, por causa das circunstâncias atuais na nossa amada China (e mundo afora), eu não consigo planejar nada nem mesmo com uma semana de antecedência. E não só não é possível planejar, como também a minha rotina diária ficou completamente diferente do que costumava ser antes do dia 25 de janeiro.

 

Eu me vi presa em casa 24 horas por dia, 7 dias por semana, em vez de ir ao escritório diariamente e participar das atividades da minha igreja. Me vi dando apenas 500 passos por dia, de acordo com o aplicativo que estima meus passos diários, me tornando bastante sedentária.

 

Me vi querendo intensamente ver rostos conhecidos e, ao mesmo tempo, impedida de ir à casa dos meus amigos pra colocar a conversa em dia. Admiti para mim mesma (com uma certa surpresa) que talvez eu seja mesmo extrovertida!

 

Me vi descobrindo vários pensamentos e emoções negativas saindo do meu coração e projetei esses sentimentos em outras pessoas, culpando-as por coisas com as quais elas não tinham nada a ver.

 

Me vi completamente humana e cheia de pecado.

 

E, se você ainda está lendo, nesse ponto do texto deve estar se sentindo desencorajado e com pena de mim... mas a boa notícia é que, em meio a todo esse desconforto e a essas mudanças inesperadas, Deus está aqui comigo e Ele tem me lembrado de que, em qualquer circustância e frente à qualquer pessoa, eu ANTES DE TUDO devo PERMANECER nEle.

 

1. Permaneça nEle para encontrar descanso

Nesse período em que eu estava trabalhando em casa, mesmo estando decepcionada por não me sentir eficiente e não poder realizar as tarefas que geralmente executo quando estou no escritório, Deus falou comigo sobre descanso. Ele me fez uma pergunta: será que eu estava realmente conseguindo descansar nEle em meio à crise? Ele me questionou: será que eu estava entregando a Ele as minhas cargas pesadas e deixando Ele carregar o meu julgo?

 

Foi um tempo maravilhoso de aprendizado para mim. Eu aprendi a seguir trabalhando de forma intensa e, ao mesmo tempo, entregar meus fardos a Deus e não deixar nenhuma circunstância ou pressão vinda de pessoas (algo que aconteceu muito durante esse período) me impedir de continuar me empenhando e permanecendo nEle.

 

Eu de fato compreendi o que esse versículo da Bíblia significa:

 

”Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso”  (Salmos 23:2)

 

2. Permaneça nEle para encontrar alegria

Nas primeiras semanas, muitas vezes eu fiquei chateada por não poder continuar minha vida normal e ter que lidar com tantas mudanças. E não fui só eu que me aborreci — outras pessoas se irritaram comigo também. Foi difícil. Eu repito: foi difícil encontrar alegria. Foi duro achar coisas pelas quais pudesse me alegrar.

 

Eu precisei de um tempo de adaptação antes de finalmente entender que eu não posso permitir que as circunstâncias levem embora a minha alegria, eu tenho que lutar por ela! Preciso aproveitar ao máximo cada dia que Deus me deu. O fato de o vírus estar aqui neste momento não significa que Deus deixou de operar e se mover. Ele não colocou a minha vida em modo de espera.

 

Eu preciso abrir os meus olhos e ver Sua bondade, mesmo em meio ao Coronavírus. Preciso reajustar a minha vida e escolher alegria.

 

“Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória”.
 (1 Pedro 1:8)

 

3. Permaneça nEle para encontrar esperança

Esta é a nossa sétima semana vivendo de maneira bem diferente do comum, e nós não sabemos quando tudo voltará ao normal, e nem mesmo como esse “normal” será no futuro. Eu sinto a necessidade de manter a esperança. Não aquela que se baseia nas minhas próprias habilidades, e sim a esperança que vem de Deus.

 

Eu sei que a vida depois do Coronavírus não será a mesma. Alguns dos meus amigos talvez não consigam voltar para China. Meu trabalho deve focar em como reagir às consequências desta crise. Minha igreja também estará diferente mas, em meio a tudo isso, temos esperança. Esperança divina.

 

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”  (Romanos 8:28)

 

Enquanto concluo, quero deixar aqui algumas palavras de encorajamento para você. Não importa onde no mundo você esteja, quaisquer que sejam as circunstâncias — PERMANEÇA EM DEUS. Frente à qualquer pessoa e qualquer situação, PERMANEÇA em DEUS.

 

 

Oração: Pai, te agradeço por esta oportunidade de permanecer mais e de forma profunda em Ti. Te dou graças porque todos os dias que o Senhor nos dá são planejados por Ti — nada te pega de surpresa. Eu Te agradeço porque, durante este período, eu posso me tornar mais como o Senhor e te glorificar através da minha vida. Me ensina os teus caminhos, me mostra como permanecer em Ti diariamente e com tudo que sou.

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org

Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Housefires - The Way (New Horizon) (feat. Pat Barrett)