Hits: 339

Sou generoso com Jesus?

Por Julie Branstetter (BICF City Church - Pequim)


 

Neste tempo incomum de distanciamento social, igreja online e notícias que parecem mudar a cada minuto, eu tenho lutado contra a distração no que diz respeito à minha diligência. Eu pareço me desconcentrar com muito mais frequência, e é difícil organizar meus pensamentos e minha rotina. Que bom saber que não sou só eu! Outras pessoas têm relatado dificuldades parecidas com a minha. Alguém que conheço e que trabalha na área de aconselhamento me enviou este artigo sobre efeitos colaterais em massa resultantes de crises de larga escala:


https://mp.weixin.qq.com/s/lTvDDb8qQ-RUgiyti079xQ?fbclid=IwAR2HLTL-sursR0FdQieaHs6MtCCSgK47sT2acG-mgVRmOkh82D7LhwFze5g

 

Marcos 14 relata como Jesus foi ungido com óleo por uma mulher pecadora enquanto ele estava visitando um homem bem conhecido em Betânia. Esse óleo precioso usado por ela representava suas economias de uma vida toda, e talvez até o seu dote no caso de uma futura proposta de casamento. Para ela, dar simplesmente tudo o que tinha era um esforço que valia a pena. O versículo 8 diz que “ela fez o que pôde”. Foi um sacrifício cheio de recompensa porque ele trouxe alegria ao Salvador.

 

Em uma outra situação, Jesus observou uma viúva no Templo, depositando ali “tudo o que tinha”. Essa história nos lembra do relato anterior, já que essa viúva, mesmo na sua pobreza, entregou a Deus o seu tudo, confiando que Ele iria prover para cada uma de suas necessidades.

 

Essas duas narrativas fazem despertar uma pergunta: Será que eu demonstro generosidade com Jesus? Como essa liberalidade se aplica à minha vida e caminhada com o Senhor?

 

Aqui estão algumas maneiras de como Deus pode nos permitir crescer em generosidade:

 

1 – Posso demonstrar generosidade através do tempo e atenção que eu dedico a Jesus.

Em outras palavras, eu posso “perder tempo” com Ele. Mesmo quando eu sinto dificuldade em me dedicar ao Senhor, principalmente em momentos de apertos financeiros ou isolamento social, Ele promete me ajudar. “Jesus sabe que nós somos como ovelhas que não conseguem nem mesmo se levantar por conta própria quando caem e se viram de costas. Nosso Pastor compreende nossa vulnerabilidade e está pronto a nos surpreender com seu cuidado. De várias maneiras, ele nos encoraja a nos mantermos fiéis... Confie na Sua fidelidade para te ajudar, e não na tua própria fidelidade em tentar fazer sempre o melhor”. [Aletha Hinthorn, Como ler a Bíblia de forma que mude a sua vida – tradução livre]

 

2 – Posso demonstrar generosidade através da minha tolerância e paciência com outras pessoas.

É possível desacelerar e me fazer presente neste momento para aqueles que Deus colocou na minha vida. Eu posso praticar o altruísmo ao servir de boa vontade à minha família, aos meus colegas de trabalho, amigos e colegas de quarto. O Salmo 51:12 é uma oração que podemos fazer quando precisamos de ajuda para renovar esse desejo: “Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer”. Jesus se agrada da nossa disposição para fazer Sua vontade, seja ao ouvir, encorajar, servir nos bastidores ou orar em silêncio por outras pessoas.

 

3 – Posso demonstrar generosidade porque confio em Deus como meu provedor.

“Ele enche minha vida de coisas boas; minha juventude é renovada como a águia!” (Salmos 103:5).

“Provisão” também inclui o meu bem-estar social, emocional e espiritual. Quando eu confio nEle como meu Provedor, posso agir generosamente com outras pessoas que parecem estar passando por maiores necessidades do que eu, sabendo que Ele vai prover em tudo o que preciso.


Talvez seja uma boa ideia usar esse período de espera para perguntar ao Senhor o que “fazer tudo o que se pode” significa para cada um de nós. Ele vê as nossas limitações e as nossas reservas, então ser generoso com Jesus certamente não será o mesmo na prática para mim e pra você.

 

Que você seja guiado pelo Espírito Santo ao oferecer a Ele a sua atenção e obediência.

 

 

Oração: Pai Celestial, me ajude a entender que tudo o que tenho é Teu: meu dinheiro, minhas posses, minha saúde e meu tempo. Me dê coragem e fé para gastar tempo Contigo da maneira que o Senhor desejar e me ajude a viver uma vida que seja um exemplo de fé para todos ao meu redor. Amém.


 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.

 

 

Música: Just be Held (Casting Crowns)