Hits: 333

Confiança

Por James E. Botha

 

    

Salmos 56:3-4 (NIV)

“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?”

 

 

Uma coisa com a qual sempre lutei é permitir que outras pessoas façam coisas por mim. Eu jamais poderia acreditar que eles executariam a tarefa como eu, e eu seria obrigado a refazer tudo o que pedisse de outros. Sempre lembrei aos outros suas responsabilidades com antecedência, para que não esquecessem o que haviam prometido.

 

Em outras palavras, eu não confiava em ninguém além de mim!

No entanto, eu sou falho. Eu faço, e fiz, julgamentos errôneos. Eu coloquei minha confiança em pessoas, coisas, organizações e eventos errados, e essa é uma maneira infalível de se decepcionar.

 

Cheguei ao ponto de não confiar que Deus cumpriria Suas promessas. Eu sempre tive um plano de fuga, um plano B no caso de Deus falhar!

 

Bem, desde o início deste ano, Deus definitivamente me preparou para depositar minha completa e incondicional confiança nEle. Parei de trabalhar, cortando pela metade a renda da minha família. Eu me comprometi com o ministério e, eu e minha esposa convidamos sua irmã e sua família para que eles pudessem seguir uma carreira aqui em Pequim. Isso é um começo, certo?

 

Um começo é exatamente o que Davi teve quando escreveu o Salmo 56. Ele era o rei ungido de Israel, mas Saul ainda estava no trono. Como se não bastasse Saul desejar que estivesse morto, ele estava lutando contra os filisteus. Quando Davi escreveu o Salmo 56, ele foi pego pelos inimigos amargos de Israel e estava enfrentando uma morte quase certa. No entanto, ele não renunciou à sua confiança em Deus, não temeu seu futuro, nem caiu em depressão. Tudo porque ele sabia em seu coração que Deus estava com ele, e que deve-se confiar em Deus de todo o coração.

 

Voltando à minha história. A família de minha esposa chegou quando a China foi colocada em confinamento por causa do COVID-19. Não só não havia mais uma fonte de renda, mas a renda da minha esposa foi reduzida a tal ponto que era quase inexistente. Só pra nomear algumas coisas, temos 11 bocas para alimentar, aluguel para pagar e despesas com vistos. Em circunstâncias normais, agora eu estaria enlouquecendo, eu estaria procurando mil e uma maneiras de garantir que ainda receberíamos dinheiro. (Para ser bem sincero, ainda há momentos em que me preocupo com isso!)

 

No entanto, desde que tudo isso aconteceu, eu conheci um sentimento de paz bem incomum. Eu apenas sabia que Deus proveria, que Ele já tem um plano para todos nós e que Ele não falhará. Não era um conhecimento intelectual, mas sim um tipo de "pressentimento". Eu apenas sabia, como Davi, que podia confiar em Deus, que Ele é nosso Jeová-Jireh.
   
E como Deus proveu! Primeiro, minha esposa conseguiu um emprego on-line temporário, complementando seu salário. Em seguida, o governo decidiu estender automaticamente todos os vistos de estrangeiros por dois meses e todos os documentos da família de minha esposa foram processados no prazo. Desde que a irmã de minha esposa tomou a decisão de vir, Deus providenciou fielmente as finanças no momento certo e na quantidade certa também!

 

Como Davi, eu percebi, e continuo aprendendo dia após dia, que quando depositamos toda a nossa confiança em Deus e entregamos tudo o que temos e somos a Ele (Romanos 12:1-2), Ele executará Seu plano para nossas vidas e garantirá que nos seja fornecido o que for necessário. "De nada teremos falta."  (Salmo 23:1b)

 

 

Oração: Pai, agradeço por sua fidelidade à nós. Tu forneces o que precisamos, e o fizestes no seu tempo. Obrigado por me ensinar como confiar em Ti, para me entregar completamente a Ti. Oro para que se tome conta de todos os seus filhos e os traga paz, ensine-os através da sua palavra a confiar em Ti.

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Already There (Casting Crowns)