Hits: 331

Semeadura e Colheita

Por Julie Branstetter (BICF City Church - Pequim)

 

 

“Gentileza gera gentileza, maldade gera maldade.” Essa é uma frase que ouço com frequência ao discutir que pessoas podem escolher boas ou más ações. Esse é um ditado chinês que é verdadeiro no nível individual e é semelhante à fé cristã de que se colhe o que se semeia. Paulo nos diz que se você semear para agradar a carne, colherá a destruição, mas se viver para agradar ao Espírito de Deus, colherá a vida eterna. (Gálatas 6:8)

 

Uma pessoa me perguntou se a epidemia do COVID-19 era resultado de pecados cometidos por algumas pessoas. De fato, qualquer crise generalizada é uma oportunidade de auto-exame e arrependimento, de afastar-se do orgulho e dos comportamentos pecaminosos. No entanto, expliquei que, enquanto a Bíblia ensina que todas as doenças e distúrbios do corpo são uma conseqüência do pecado original - e cada um de nós herda o pecado original — o COVID-19 não é um castigo pelos pecados de qualquer pessoa. É uma oportunidade de recorrer a Deus.

 

Oséias foi chamado a profetizar à nação de Israel quando eles tinham sido rebeldes em relação à Deus. Embora eles conhecessem Deus, eles agiam como se não quisessem conhecê-lo. Eles queriam receber os benefícios de pertencer a Deus sem ter responsabilidade; eles escolheram repetidamente adorar os deuses das nações ao seu redor. Israel se afastava do Senhor com tanta frequência que os comparava a uma prostituta que continuamente volta à sua infidelidade. Enquanto Deus lhes deu vários avisos através da família de Oséias, usando-os como sinais e símbolos de Seu coração aflito, a nação de Israel se recusou a abandonar seus pecados habituais. Eles eram tão desobedientes que Deus declarou: “Por causa dos Seus pecados eu os expulsarei da minha terra. Não os amarei mais...” (Oséias 9:15). Mas, então, no meio de severas advertências, um lampejo de esperança brilhou. Oséias pregou, “Semeiem retidão para si, colham o fruto da lealdade e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês.” (Oséias 10:12)

 

O que significa semear justiça? Como adubamos a terra? Por que isso é tão necessário agora? O solo duro é o solo que se tornou tão pisoteado e resistente que nada pode ser plantado nele. É necessária uma enxada ou trator para romper com o solo endurecido e transformá-lo em solo preparado para o plantio.
   
Uma epidemia não é hora de apontar o dedo para o julgamento. Deus já providenciou o Cordeiro sacrificial para tirar os pecados do mundo, Seu Filho Jesus Cristo. Mas é hora de semear a retidão, de romper a terra dos corações endurecidos, compartilhando as Boas Novas de redenção e cura através de Jesus Cristo. Deus ansiava curar Seu povo em Israel, e ansiava curar todos aqueles que estavam longe dele. Oséias bradou: “Agora é a hora de buscar ao Senhor, para que ele venha e faça chover justiça sobre vocês”.

 

E se amolecermos nossos próprios corações, para que Deus traga reconciliação àqueles de quem nos afastamos ou com quem estamos em desacordo? E se confiássemos nEle para nos guiar de maneira concreta para mostrar misericórdia às pessoas machucadas ao nosso redor? E se considerarmos esta temporada como uma oportunidade de plantar sementes que colherão uma safra de amor? Vamos procurá-lo até que chova justiça.


   
Oração: Pai Celestial, ajude-me a ver esse tempo através de Seus olhos, sem procurar culpar os outros, mas deixe-me ver o pecado em meu próprio coração, e me arrepender e aceitar o perdão que vem da morte de seu filho Jesus. Não importa o que esteja acontecendo ao meu redor, ajude-me a começar uma nova vida hoje, vivendo e amando os outros como Tu desejas.

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: Glorious Day (Passion)