Hits: 530

Paz Celestial

Por Ellen Wang (BICF Igreja Chinesa - Pequim)

 

 

João 14:27 (NVI)

 

“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”

 

 

Quando o Coronavírus entrou em cena pela primeira vez durante o Festival da Primavera (Ano Novo Chinês), os cumprimentos que as pessoas compartilhavam entre si mudou do tradicional “Te desejo sorte e prosperidade, que tudo corra bem, e que você alcance riquezas nesse Ano Novo!”, para apenas "Paz seja contigo!”.


A palavra "paz", que passou a ser pronunciada constantemente por todos, aparece na Bíblia 346 vezes. Comecei a imaginar o que seria realmente a paz que Deus nos dá. À medida que a epidemia se estendia e nos aproximávamos mais da doença e da morte como nunca havíamos antes, paz parecia algo especialmente precioso. Então, eu comecei a ponderar sobre o que realmente é a paz que Deus nos dá. 


Parecia que todos estávamos acostumados a ter vidas tranquilas. No entanto, nesse tempo único e especial, com o vírus se espalhando por todo o mundo, parecia agora que haviam muitas situações que levavam as pessoas a sentirem falta de paz: terror diante de doenças e morte; a dor pelos entes queridos que partiram, a tortura de doenças; distância e isolamento, um sentimento de derrota e incapacidade de controlar o presente ou o futuro; desequilíbrio financeiro; perda de empregos; escassez de mercadorias; vidas com ritmos diários alterados; preconceito entre as pessoas, ódio e frieza. Como mãe, quando eu vi que havia mães e recém-nascidos contraindo o vírus, fiquei muito triste. Onde estava a nossa paz?

 

Nesse tempo de ansiosa espera, de lutas e sofrimentos, precisamos nos apegar ainda mais à Deus, porque nossa paz e esperança só virão de Deus e Jesus Cristo.

 

““Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.”  (João 16:33)

 

Deus nos dá paz porque Seu amor, Sua graça e Suas promessas nos mostram quem somos, de onde viemos, e para onde estamos indo, somos parte de Seu grande plano. Jesus é a nossa força, Ele é nosso refúgio em tempos difíceis. O amor de Deus é o mesmo através dos tempos e nunca mudará.


As pessoas no mundo acreditam que temos paz quando as coisas vão bem e há equilíbrio no mundo. Mas isso é apenas paz nominal e momentânea, não é estável. A Paz do Espírito Santo é eterna, essencial, completa. Somente quando temos a paz de Deus é que podemos convidar outros a também se encherem de fé e esperança em qualquer situação. Quando estamos repletos da paz de Cristo não precisamos temer nada, nem presente ou futuro, Jesus nos disse que se apenas aceitarmos isso, Deus nos dará essa paz celestial.

 

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”  (Filipenses 4:6-7)

 

Conhecer a Deus nos permite acreditar firmemente que, mesmo em meio a essa longa epidemia, que tem trazido tanta ansiedade, mesmo que o nosso trabalho e nossa vida parem, Deus não parou de trabalhar. Não importa se você está doente, sozinho ou em espera, não importa se você tem uma família ou é solteiro, não importa quão fraco ou quão perturbado você se sente, se você clamar à Deus com fé no coração e permitir que o Seu amor venha lutar contra o seu medo, confusão, dor e ansiedade, Deus o guardará.

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”  (Romanos 8:37-39)

 

Verdadeira paz não vem de uma atmosfera tranquila, de um sentimento de felicidade ou pensamentos agradáveis. Vem do entendimento claro que Deus controla todas as coisas, e da confiança inabalável nEle a todo momento. Essa paz está também em cada escolha que nós fazemos que se alinha com a vontade de Deus: amar a Deus e amar aos outros.


Quando escolhemos orar ao invés de vivermos na culpa ou com medo, quando escolhemos dar graças ao invés de reclamar, quando escolhemos orar pelos outros ou pela Igreja ao invés de orarmos apenas por nós mesmos, quando escolhemos olhar para as necessidades daqueles ao nosso redor ao invés de olhar somente para as nossas, quando escolhemos ser generosos ao invés de exigentes, quando escolhemos cuidar daqueles que estão em perigo ou desabrigados ao invés de ignorá-los, quando escolhemos buscar a paz ao invés do julgamento ou conflito, quando escolhemos o domínio próprio ao invés da auto-compaixão, quando escolhemos abrir as Escrituras, ao invés de jogos ou fofocas, a paz de Deus será conosco.

 

“O Senhor assentou-se soberano sobre o Dilúvio; o Senhor reina soberano para sempre. O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.”  (Salmo 29:10-11)


Oração: Pai Celestial, pleno de graça e amor, nós clamamos a Ti em meio a dificuldade. Somos gratos pelo Teu Amor que nunca nos deixa ou nos abandona, e não há nada que possa Te impedir de estar conosco. Jeová, durante essa longa epidemia, Tu ainda estás assentado como Rei. Temos certeza que encontramos completa paz em Tua presença. Oramos para que Tu nos dê muita coragem e fé vitoriosa — que Tu nos fortaleça! Oramos para que Tua paz nos alcance. Oramos para que Tu confortes e cure os que foram infectados com o vírus, que Tu protejas a equipe médica que luta para combater o vírus, e que Tu cures e proteja cada coração ansioso. Deus, existem muitos neste mundo que não Te conhecem, mas que precisam de Ti desesperadamente em suas vidas. Nós os colocamos em Tuas mãos, e pedimos que o Espírito Santo mova cada um, transforme suas vidas e inunde o coração de cada um com Tua paz. Toda glória e louvor ao Pai! Oramos no Nome de Jesus Cristo. Amém.



Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.


 

 

Música: You sit for the King