Hits: 408

Deus é Triúno (Três em Um)

 Por Pastor Shawn Bawulski (Pequim)

    

 

 

1 João 2:21,24 (NVI)

 

21 “Não escrevo a vocês porque vocês não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem…

 

24 cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.”

 

 

Deus é triúno. Esta é uma afirmação unicamente cristã, que Deus é três-em-um: Pai, Filho e Espírito Santo. Não somente é uma afirmação única dos cristãos, mas também a verdadeira essência da visão Cristã de Deus.

 

Por que nós os cristãos afirmamos isto?

 

Nós dizemos isto porque, como nas palavras do teólogo Alister McGrath, o entendimento da Trindade de Deus é “...o resultado de um processo de sustentação e a reflexão crítica sobre o padrão de atividade divina revelada nas Escrituras , e continuada na experiência cristã.” As Escrituras dão testemunho de um Deus que, quando você coloca as peças juntas, quer ser entendido de forma triúna. Em outras palavras, se tivermos cuidadosa atenção à Bíblia e para nossa experiência Cristã, nós só podemos concluir que Deus é três em um.

 

Nós proclamamos a verdade da Trindade por entendermos como Deus nos salvou, o próprio evangelho é Trino em sua forma. Porque Deus é Pai, Filho e Espírito, tudo que Deus faz vem do Pai, através do Filho no Espírito. Isto inclui tanto o trabalho de redenção sobre nós e como sobre toda a criação. O Pai envia o Filho no poder do Espírito Santo. Mas não é somente no evangelho. Na verdade tudo o que é verdadeiramente cristão, é na realidade Trinitário.

 

Os cristão são trinitários desde o princípio, mesmo antes dos termos mais importantes serem desenvolvidos e os conceitos refinados. Ao adorar Jesus os primeiros cristãos eram trinitários. O que quero dizer é: Deus e somente Deus deve ser adorado e não adorar a qualquer não-Deus é idolatria. E ainda, eles adoravam a Jesus abertamente, reconhecendo-o como Deus, o Filho, em forma humana. Além disso, experimentando da presença salvadora do Espírito Santo, os primeiros cristãos eram trinitários, pois somente Deus pode nos salvar. Isto não é somente verdade para eles, mas para você e para mim também. Não precisamos ser teólogos profissionais para adorar Jesus e experimentar a obra do Santo Espírito em nós, mas quando o fazemos somos trinitários.

 

O que queremos dizer quando falamos que Deus é Trino?

 

Vamos nos aprofundar um pouco mais. A igreja tem nos dado uma formula útil: Deus é uma ‘natureza divina’ ( em grego: Ousia) em três ‘ pessoas’ (Em grego: Hipóstases). Deus existe em si mesmo como três pessoas, cada um com uma completa natureza divina. Colocando de uma maneira muito simples, se a sua pergunta for “O que?” a resposta será “Deus”, e se a sua pergunta for “quem?” a resposta será “Pai, Filho e Espirito”

 

Claro que a natureza e a existência de Deus não são como qualquer outra coisa. Deus é absolutamente maior do que tudo que pudesse ser - talvez você possa dizer que quando se trata de seres, ele é M.D.T.T (o Maior De Todos os Tempos). E se isto é verdade, significa que Deus não pode ter igual ou pares. Não pode haver dois seres que possam ser Deus. Nesse sentido, Deus é um.

 

Então Deus é único. Mas este único ser existe três vezes (eu sei que isto parece estranho, mas falar de Deus revela as limitações da compreensão e linguagem humana). Talvez ajude colocar desta maneira: a vida de Deus é composta por três pessoas interdependentes. Existem três pessoas divinas que são instâncias da natureza divina: Pai, Filho e Espírito Santo. Os três não são seres diferentes, mas pessoas divinas diferentes, cada uma com a essência divina. Cada um é totalmente Deus. Eles são pessoas diferentes somente por causa do relacionamento entre eles.

 

Porque isto importa?

 

Bom, a Trindade não é realmente “útil”. As coisas que são úteis são usadas como meio para obter outros fins. Coisas úteis e práticas nos direcionam a algo melhor do que elas mesmas. Jesus nos ensinou que dinheiro é útil para trazer outras coisas boas ,mas não é valioso por si mesmo. No entanto, algumas coisas não são “úteis” nesse mesmo sentido.

 

Minha filha não é “útil” para mim - eu não deveria usá-la apenas como uma maneira de me fazer feliz ou ter a certeza de que serei cuidado em minha idade avançada. De fato ela me faz imensamente feliz, mas não é aí que reside o valor dela - reside em ela ter sido feita à imagem de Deus. Ou considere a beleza, não devemos reduzir a beleza e a arte a instrumentos que trazem outras coisas boas- por exemplo, coesão social ou entretenimento. A beleza é boa em sua essência.

 

O mesmo se aplica à verdade de que Deus é três-em-um. Isso deveria nos encher de temor e admiração, deveria-mos nos alegrar ao pensar no Deus Trino. Mas o Deus que é Pai, Filho e Espírito não é meramente um meio para que obtenhamos outras coisas - nem paz ou paciência, nem boas dicas para os pais ou qualquer outra coisa. O Deus Trino é o melhor bem e a beleza mais elevada que existe, e fazemos bem quando simplesmente respondemos com admiração e adoração.

 

 

Oração: Deus Todo-poderoso, Tu revelastes à Tua Igreja o Teu Ser Eterno de gloriosa majestade e perfeito amor como um Deus Trino. Nos dê graça para seguirmos firmes na confissão de nossa fé e constantes na adoração a Ti: Pai, Filho e Espírito Santo, pois Tu vives e Reinas, único Deus, agora e para sempre. Amém. ( Retirado do Livro de Oração Comum)

 

 

 

Feedback: Adoraríamos ouvir suas histórias de como você tem passado esse tempo, ou como você foi encorajado pelo 'Novel Encouragement'. Por favor, deixe-nos um recado no: taskforce@bicf.org
Sentindo-se isolado, indefeso, com medo, solitário? Ligue para o HELPLINE 400 8928 012 (9h às 21h). É grátis e confidencial. (Voluntários receberam treinamento básico de aconselhamento telefônico) Disponível em inglês, mandarim, cantonês e tagalog.

 

 

Música: Behold (Then Sings My Soul), Hillsong Worship